Colar de Poás em Crochê

Aprendi esse ponto de poás com minha avó, quando ainda era criança. Ela disse que seria muito útil saber fazer esse ponto, pois é muito utilizado para barrados, entremeios e até mesmo como acabamento. Agora depois de adulta, remexendo em meus guardados encontrei a minha amostra e resolvi arrumar mais uma utilidade para o cordão de poás. Então, idealizei e confeccionei o colar. É facílimo e rápido de fazer.

Usei linha Cléa 1000 e agulha para crochê 1,25mm. A flor tem um suporte de resina plástica comprada em supermercados e lojas de festas como pulseirinha infantil. Fiz um círculo em crochê simples com ponto baixo, ou pode-se fazer em ponto alto ou mpa, tanto faz; sempre deixando o círculo meio centímetro menor que a argola para que fique bem esticadinho e firme. Aí fiz o caseado em torno da argola sempre pegando dois pontos em cada ponto do círculo. Após casear é só pregar a flor com linha e agulha de costura.

Pode ser usado mais longo...

Pode ser usado mais curto como cachecolar...

Pode ser usado como gargantilha...

Detalhe da argola e do gancho usado como fecho, para facilitar outras configurações de uso do colar. Usei ganchinho de bijouteria mesmo.

Pode ser usado em formato de alfa...

Pode ser lavado e passado com o ferro de passar. Cuidado especial com a argola de resina plástica e com a pérola ou outro material do miolo da flor. Uma dica legal é usar um pouco de goma de amido de milho e esticar bem os poás para ficar bem durinho e encorpadinho, e depois de seco passar a ferro. Outra dica para quem não tem tempo de lavar e engomar, pode lavar e depois de seco usar laquê de cabelo (spray fixador de cabelos) também deixa ele durinho e cheiroso (nesse caso do spray não passe, senão pode ficar amarelado)…

Quem quiser ver mais fotos de formas de usar, pode acessar o meu álbum do Picasa:

https://picasaweb.google.com/118042724083869794751/PAPDoColarEmPoasDeCroche

Lá também tem um passo-a-passo bem explicadinho sobre como fazer e o link do youtube do começo do colar. Não vou colocar aqui as fotos pois são muitas (60 fotos), qualquer dúvida pode me contactar: rosecampanamurari@gmail.com

Sobre RoseCampanaMurari

Sou casada, tenho 4 filhos, sou crocheteira, sou artesã, sou dona-de-casa, maestrina, digitadora e apaixonada por aprender. Amo fazer coisas novas e ensinar o que eu sei.
Esse post foi publicado em Colares, Colares em crochê e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s